“A massagem é considerada umas das formas mais antigas de manipulação do corpo humano, com o objetivo de promover e restaurar a saúde, aliviar as dores e os desconfortos físicos, auxiliar na tonificação e ajudar na recuperação dos músculos, no equilíbrio dos órgãos internos e sistema nervoso, aumentando a respiração celular e circulação sanguínea, provocando sensação de repouso e bem estar. Todas as massagens liberam o hormônio ocitocina que combate a tensão muscular, o estresse, ajuda o intestino e baixa a pressão arterial.”

TIPOS DE MASSAGEM

1. Massagem Relaxante

Acalmar o corpo é acalmar a mente, e uma das maneiras de se obter isso, é por meio dessa massagem, que proporciona a sensação de leveza, alívio do estresse, diminuição das dores, melhoras no funcionamento do intestino e o aumento da respiração celular e da circulação sanguínea. As massagens relaxantes são tratamentos que usam as mãos ou aparelhos terapêuticos, como o Ultrassom, o Tens, Burst, entre outros.

2. Massagem Modeladora

Executada com movimentos firmes, rápidos, profundos e repetitivos sobre a pele, com objetivo de gerar hormônios que auxiliam na quebra da gordura localizada, nas regiões onde há maior acúmulo, geralmente nas mulheres são barriga, coxas, culote, glúteos, e às vezes braços, e, posteriormente, esta gordura é eliminada pela corrente sanguínea. Consequentemente, esta massagem promove a diminuição de medidas, da celulite, favorecendo a lipólise (quebra da gordura) e modelagem do corpo, principalmente quando acessorada com o ultrassom, além de prevenir flacidez, melhorando a elasticidade da pele.

3. Drenagem Linfática Manual

É uma técnica de massagem manual que estimula o retorno da linfa para o sistema linfático, diminuindo a retenção de líquidos, eliminando resíduos e toxinas, levando-os através da circulação sanguínea para os rins, onde serão transformados e eliminados via urina e fezes, atuando indiretamente na prevenção da flacidez e, estimulando a produção de serotonina, que deixará a paciente mais feliz.

Essa é uma massagem leve, que causa alívio em todo o corpo. É feita uma pressão com as mãos da fisioterapeuta, em movimentos que saem dos membros em direção ao corpo, pois isso faz com que os líquidos sigam o caminho linfático. Ela é super indicada para pessoas que têm retenção de líquidos e celulite. Além disso, é muito recomendada para tratamentos pós-cirurgia plástica.
APARELHOS E SENSAÇÕES

SB Massagem1b

1. Maca de Inversão

A maca de inversão, criada em 1981, foi trazida ao Brasil para auxiliar a pessoa alcançar o máximo de alívio da dor, corrigir postura, estimular a circulação sanguínea, aumentar a oxigenação cerebral, promover a conscientização corporal, conseguindo um alongamento natural melhorando a saúde da sua coluna e articulações, aumentando a flexibilidade e ganhando força com os exercícios invertidos. É uma técnica segura, com sistema de travamento do tornozelo e é de fácil alcance para quem tem dificuldades em se abaixar ou alongar

2. Quickmassage

A Quick Massage é uma massagem relaxante e antiestresse, realizada em eventos. Realizada numa cadeira especialmente projetada para a prática dessa massagem, a pessoa fica com os joelhos, o toráx e o rosto apoiados numa superfície acolchoada, posição confortável e relaxante, permitindo que o fisioterapeuta atue de maneira fácil e com ótimos resultados.

3. Maca de Relaxamento

Maca em que o paciente deita e recebe a massagem em total relaxamento, a massoterapia é um dos recursos mais utilizados para obter efeitos benéficos, que vai além do relaxamento, influenciando sobre o organismo em âmbito fisiológico, químico e mecânico.