O que é?

A Acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, a qual envolve o  agulhamento em determinados pontos do corpo em que circula a energia. Esta técnica produz efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio, estimulando a liberação de substâncias químicas, melhorando o sistema nervoso, reduzindo a intensidade de dores e aliviando as tensões emocionais.

Origem

A origem da Acupuntura perde-se no tempo. Evidências arqueológicas permitem supor que a técnica era praticada na China há mais de cinco mil anos.

Chegou ao Brasil em 1908 pelas mãos dos imigrantes. Entretanto, permaneceu em âmbito familiar e local (nas colônias japonesas do Brasil) até meados da década de 80.

Como é feito?

O profissional faz uma avaliação geral no paciente para selecionar os pontos especificos para a inserção da agulha. Em seguida, o paciente se deita numa maca aquecida e o fisioterapeuta faz uma limpeza da área dos pontos a serem trabalhados e,  são introduzidas as agulhas finas em pontos específicos do corpo à uma profundidade entre 0,5 a 3 cm, sendo retiradas após aproximadamente 30 minutos. Nesse meio tempo, a agulha envia sinais ao sistema nervoso central, o qual estimula a liberação de químicos (serotonina) e propicia o alívio imediato de dores e tensões .

Por que fazer:

A Acupuntura é especialmente indicada para alívio de dores, tais como casos de fibromialgia, dores no nervo ciático, dores nas costas, redução das tensões resultantes do stress mental e físico, para tratamentos gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endócrinos, ginecológicos, neurológicos e psicológicos .

AURICULOTERAPIA

Auriculoterapia AnaFisio

A auriculoterapia é uma técnica integrante da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que trata dos problemas físicos e emocionais promovendo analgesia através de estímulos em pontos reflexos localizados na parte externa da orelha.

Obs.: São utilizadas sementes de girassol, mostarda e as vezes cristais (sem perfuração!).